04/09/2017

Arte de inspirar

Motivo #275

Sabia dessa? Temos um museu inteiro dedicado à nossa cultura. Fundado há 50 anos, o Leslie-Lohman Museum of Gay and Lesbian Art, em Nova York, é a primeira e única instituição de arte focada na produção LGBT do mundo. Seu acervo reúne 30 mil obras e conta com trabalhos assinados por estrelas como Andy Warhol e Keith Haring, além de artistas não tão conhecidos, como Patrick Angus e Robert W. Richards. Conheça.



Motivo #276

Aqui na terrinha, a arte queer ganhou espaço cintilante no Santander Cultural, em Porto Alegre (RS). Obras de 85 bafônicos artistas brasileiros - como Ligia Clark, Alfredo Volpi, Cândido Portinari e Adriana Varejão - compõem a mostra 'Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira', que celebra a diversidade e a liberdade de expressão de gênero com pinturas, gravuras, fotografias, desenhos, colagens, cerâmicas, esculturas e vídeos. Saiba mais.

Motivo #277

O Ceará (PE) recebe até o fim do mês um inédito ambulatório especializado no atendimento de pessoas transgêneras. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), esse novo espaço vai funcionar no Hospital Professor Frota Pinto, em Messejana, e terá três médicos psiquiatras, um endocrinologista, um ginecologista, três psicólogos, um assistente social e um enfermeiro.

Motivo #278

Começou dia 31, no Canadá, a emissão de passaportes e outros documentos governamentais com o gênero "X", neutro, direcionado a pessoas que não se consideram nem homens nem mulheres. "Tomamos uma medida importante. Ela favorece a igualdade de todos os canadenses, independentemente de sua identidade ou expressão sexual", afirmou o ministro de Imigração, Refugiados e da Cidadania, Ahmed Hussen. Leia aqui.

Motivo #279

Um site dedicado a reunir trabalhos acadêmicos com temática LGBT acaba de adentrar o universo internáutico. Trata-se do LGBTeses, criado pelo pesquisador da USP Bernardo de Souza Dantas Fico. Inaugurada em agosto, a plataforma já conta com mais de 200 obras catalogadas, todas disponíveis para consulta e download. Há teses de graduação, mestrado e doutorado, artigos jornalísticos, de iniciação científica, vídeos, relatórios, cartilhas, entre outros. Ó.

Motivo #280

Hikaru Sulu, icônico piloto da nave Enterprise, ressurgiu gay (e com marido) no longa lançado em 2016; agora, a franquia 'Star Trek' terá outros dois personagens coloridos, desta vez na série 'Star Trek: Discovery', que estreará dia 25 na Netflix. Wilson Cruz e Anthony Rapp viverão dois oficiais intergaláticos - e o primeiro par romântico LGBT dos 51 anos da clássica aventura espacial na TV.



Motivo #281

Temos Liniker, ahazadora, no nosso time.




Saiba mais sobre o Projeto Orgulhão