03/07/2017

Orgulhe-se da nossa história

Motivo #211

Pulou? Vibrou? Se jogou? Foi celebrado em 28 de junho o Dia Internacional do Orgulho LGBT, data máxima do Mês do Orgulhão e marco na história da comunidade purpurinada mundial. E não, não se trata de um diazinho criado pelo comércio para vender mais. Em 28 de junho de 1969, frequentadores do bar gay Stonewall Inn, em Nova York, se rebelaram contra as constantes batidas policiais no local - e o levante durou três noites. Um ano depois, foi realizada na Big Apple a primeira parada do orgulho LGBT do mundo, relembrando o motim no Stonewall Inn. Nasciam então o movimento LGBT e as marchas em prol de gays, lésbicas, bissexuais e trans ao redor do planeta.



Motivo #212

"Essa Coca é Fanta", diz uma piadinha homofóbica que viralizou entre preconceituosos brasileiros. "E daí", devolveu a própria Coca-Cola, dia 28, em campanha pró-orgulho LGBT lançada na sede carioca da empresa. Todos os funcionários receberam uma latinha de Coca com Fanta Laranja dentro e, no rótulo, a frase "Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?". "Criamos uma lata especial para reconhecer quem ignora rótulos, desafia preconceitos e assume quem realmente é. Essa Coca é orgulho. Essa Coca é respeito. Essa Coca é Fanta", declarou a empresa em comunicado. Infelizmente, a edição especial do refri não será comercializada.



Motivo #213

Vera Holtz, divindade magnânima do Instagram, homenageou a comunidade colorida e o Dia Internacional do Orgulho LGBT com um post lacrador. Ela se enrolou na bandeira do arco-íris como se fosse uma Virgem Maria e divou na legenda: "Evangelho da Diversidade".



Motivo #214

Com 470,5 mil inscritos e superando 49 milhões de visualizações, o canal de futebol Futirinhas, criado no YouTube pelos apresentadores Edu e Pépe, fez um vídeo importante sobre jogadores declaradamente gays e as consequências - algumas boas, algumas trágicas - que esses atletas enfrentaram após se assumirem. O assunto é tratado de maneira leve, mas corajosa. Ó:



Motivo #215

Aplausos também para a série 'Futebol Fora do Armário', realizada pela ESPN em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBT. Seus três episódios denunciam e debatem com bravura a homofobia que domina gramados, vestiários e arquibancadas. Em um dos episódios, a repórter Gabriela Moreira acompanha um casal de torcedores gays ao estádio. Veja aqui.

Motivo #216

Transexuais e travestis de Viçosa (MG) ganharam o direito de usar seus nomes sociais em órgãos municipais da cidade, graças a um decreto do prefeito Ângelo Chequer. Nesses locais, fichas, formulários e demais documentos administrativos devem conter agora o campo "nome social" junto ao "nome civil". Saiba mais.

Motivo #217

Ana Carolina e Letícia Lima estão noivas e já planejam ter um filho, matando nosso time de emoção - e orgulho.



Motivo #218

Plantão Orgulhão! Temos hoje um motivo extra porque a bomba é grande: mesmo com voto contrário da chanceler Angela Merkel, o Parlamento alemão aprovou, no dia 30, o casamento gay. Welche Freude! A nova lei ainda precisa ser ratificada pela Câmara Alta para entrar em vigor (o que deve acontecer até dezembro) e também garante aos casais homossexuais o direito à adoção. Leia aqui.


Saiba mais sobre o Projeto Orgulhão