15/05/2017

Beijaço entre estrelas por tolerância

Motivo #162

Vários famosos brasileiros usaram seus perfis no Instagram, semana passada, para protestar contra as prisões e as torturas de homossexuais na Chechênia, além da política anti-LGBT praticada pelo governo russo. Leandra Leal, Mariana Ximenes, Cauã Reymond, Monica Martelli, Juliano Cazarré, Paolla Oliveira, Guilherme Weber, entre outros, postaram fotos de beijos gays - alguns protagonizados pelos próprios atores - com a hashtag #kiss4lgbtqrights e mensagens de apoio à comunidade colorida. Saiba mais.



Motivo #163

Casais homossexuais estão incluídos na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que concedeu às uniões estáveis a mesma regra de herança do casamento. Em julgamento realizado na quarta-feira passada, os ministros declararam inconstitucional o artigo do Código Civil que reserva ao cônjuge vivo apenas 30% dos bens adquiridos durante a união. Agora, viúvo ou viúva tem direito à metade dos bens do casal - e a outra metade é dividida entre demais parentes -, regra já válida para casamentos. Veja aqui.

Motivo #164

Homossexuais também podem receber indenização do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) em casos de acidentes graves com seus companheiros, segundo decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região tomada em setembro do ano passado. O direito, claro, já era garantido aos casais heterossexuais. Informe-se.

Motivo #165

Sabia dessa? No Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II aboliu a separação do uniforme escolar por gênero. Não existe mais traje feminino ou masculino: agora, é tudo igual. "Procuramos contribuir para que não haja sofrimento desnecessário entre aqueles que se colocam com uma identidade de gênero diferente da determinada pela sociedade", afirmou, em nota, o reitor Oscar Halac.

Motivo #166

Outro Oscar, outro país, outra fonte de orgulho: a casa do dramaturgo irlandês Oscar Wilde (1854–1900) em Londres foi incluída na Lista Nacional de Preservação Histórica da Inglaterra - que concede proteção especial a mais de 400 mil sítios históricos. Tal iniciativa integra as comemorações dos 50 anos da descriminalização da homossexualidade na Inglaterra e no País de Gales.



Motivo #167

É sobre Laerte o primeiro documentário original da Netflix produzido no Brasil. Dirigido por Lygia Barbosa e Eliane Brum, 'Laerte-se' mostra como a cartunista se descobriu "ela" e de que maneira lida hoje com sua feminilidade, buscando ampliar a conscientização sobre diversidade de gênero e tolerância. Veja o trailer:



Motivo #168

Tom Daley, medalhista olímpico britânico do salto ornamental, subiu ao altar no dia 6 com o cineasta Dustin Lance Black, enriquecendo nosso time.




Saiba mais sobre o Projeto Orgulhão