03/04/2017

Somos, sim, protagonistas

Motivo #120

Trilhamos um caminho de dor, mas também de cor e muito, muito, amor. "Esse vídeo é dedicado a todos que vieram antes de mim e lutaram pela nossa causa, assim como a todos que continuam lutando. Em tempos de luz ou trevas, vamos amar eternamente", escreve Troye Sivan na descrição do lindíssimo 'Heaven'. O clipe traz imagens e figuras históricas da luta pelos direitos da população LGBT no mundo, tão fundamental ainda hoje.



Motivo #121

Com participação de Zara Larsson e ilustrado por um romance entre dois homens, o novo vídeo do grupo Clean Bandit, 'Symphony', já registra mais de 24 milhões de visualizações no YouTube - e reforça o apoio da indústria fonográfica pop à comunidade LGBT.



Motivo #122

Na Índia, Manvendra Singh Gohil, primeiro príncipe do país a se assumir gay, luta para abolir leis locais que ainda criminalizam a homossexualidade. "Se quisermos ser respeitados pelo resto do planeta, não podemos ignorar os direitos básicos da população LGBT", disse Gohil à 'Attitude'.

Motivo #123

'Attitude', aliás, é a maior revista gay do Reino Unido e uma das publicações mais prestigiadas do mundo. Por suas capas já passaram David Beckham, Madonna, Lady Gaga, Elton John, Ian McKellen, Robbie Williams, entre outras estrelas. Cola lá.

Motivo #124

Aqui na terrinha, o documentário 'Lampião da Esquina' narra a história do primeiro jornal colorido brasileiro, nascido da reunião de alguns "jornalistas viados", como os próprios se chamavam. "Mas o 'Lampião' era um jornal real, não uma brincadeira de bichinhas", ressalta o dramaturgo Aguinaldo Silva, então editor-chefe do periódico, durante o longa. Artistas e colaboradores se assumiam em entrevistas, ensaios e colunas, como Ney Matogrosso, Leci Brandão, João Silvério Trevistan e Glauco Mattoso. Confira o trailer.

Motivo #125

Acompanhando outros países da União Europeia, a Eslovênia legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em fevereiro, foi aprovada uma lei que garante aos casais gays praticamente os mesmos direitos dos heterossexuais. Entretanto, um - importantíssimo - ficou de fora: a adoção. Movimentos sociais já se organizam para batalhar pela igualdade total, mas comemoram a primeira vitória.

Motivo #126

Colton Haynes, muso nosso, ficou noivo do florista Jeff Leatham. E o engagement teve uma mãozinha de Santa Cher.




Saiba mais sobre o Projeto Orgulhão