01/09/2016

Vamos falar de armário-cápsula?



Qualquer ideia que incentive o consumo consciente e racional de roupas, inibindo a compra desvairada e impulsiva, ganha, obviamente, meu apoio, já que endossa os objetivos do Projeto Desapegão. E este é o caso da onda do capsule wardrobe, ou armário-cápsula, propagada mundialmente pela blogueira norte-americana Caroline Rector, do blog Unfancy.

Basicamente, a autora sugere que, a cada estação, você separe entre 30 e 40 peças do seu closet e vista apenas as selecionadas durante aqueles três meses. O restante do guarda-roupa vai para uma caixa - e os itens não eleitos nas próximas estações seguem para doação. Segundo Caroline, a prática tem duas metas principais: simplificar a vida e conter o impulso das compras.

"Dedico mais tempo e energia ao que realmente importa e menos tempo decidindo o que vestir, comprando e lavando roupa", disse a blogueira à revista 'Marie Claire' do México. Ela também revelou que, nos três meses em que o armário está 'engessado', consegue economizar US$ 500, usando o dinheiro para adquirir peças pontuais que formarão o armário da próxima estação.

Veja aqui como montar o seu armário-cápsula

Eu aplaudo e incentivo a ideia, como já disse. Mas tenho algumas ressalvas. Em primeiro lugar, acredito que limitar o número de itens entre 30 e 40 não funciona para todo mundo. Dependendo da sua profissão ou do seu cotidiano, pode ser uma imensidão ou um montinho irrisório. Se você trabalha em casa e sai pouco, certamente vai ter roupa sobrando no cabideiro. Já se o seu dia-a-dia pede um dress code social, mais elaborado e refinado, 40 itens não darão conta.

Outro ponto é a complexidade da missão a ser encarada de três em três meses. Haja disposição. Imagine-se desbravando o oceano fashion do seu closet a cada virada de estação, tendo de escolher até 40 peças que combinem facilmente entre si e ainda atendam aos requisitos de frio, calor, vento, chuva... Eu, ferrenho defensor de um guarda-roupa enxuto, não sei se conseguiria.

Talvez seja mais fácil enxugar o armário pensando na simples questão da usabilidade - ou focando um único estilo, como contei aqui. O casaco está intocável no cabide desde o último inverno? Não tem mais nada a ver com os seus looks atuais? Doe. Caso você precise de um passo-a-passo detalhado, de dicas menos abrangentes, então, a ideia do capsule wardrobe pode ser um bom começo.

O importante, lindushos, é desapegar. Sempre. :)