12/07/2016

Cinco maneiras de fazer o seu guarda-roupa durar mais

Consumir menos, como prega o Desapegão, requer conservar mais. Afinal, quanto maior for a durabilidade das suas roupas, menores serão as idas ao shopping (e as desculpas) para repô-las. Quer saber, então, como prolongar a saúde dos mimos que você guarda no closet? O site Real Men Real Style fez um vídeo com cinco sugestões úteis e bem práticas. Algumas, inclusive, eu já adoto há algum tempo. Para quem não domina o inglês, deixei as dicas resumidas logo depois. Confira:



Veja as sugestões tiradas do vídeo (em tradução e edição livres):

1. Não exagere na lavagem

Se você vestir uma peça apenas uma vez, sem suar demais ou sujá-la, não jogue-a na máquina de lavar. Dá para usá-la de novo. A regra é especialmente válida para calças, blusas e jaquetas. Como os agentes químicos do sabão e do amaciante (além da ação da própria máquina) vão diminuindo a vida útil das roupas, tente lavá-las o mínimo possível. Obviamente, a dica se anula no caso de underwears.

2. Não exagere na secadora

O movimento intenso das peças dentro do aparelho pode danificá-las (alargando golas e mangas, por exemplo) e o calor, vez ou outra, faz as roupas encolherem. O uso frequente da máquina também vai desgastando os fios, tirando a sua durabilidade.

3. Cuidado com o ferro de passar

Controle a temperatura do aparelho antes de colocá-lo sobre a roupa, evitando queimaduras. Verifique qual é a "quentura" indicada para cada tipo de tecido - e se ele for 50% algodão e 50% poliéster, use a temperatura de poliéster. Não identificou o tecido? Comece com o calor mais baixo. Também procure utilizar ferros bons, de base sólida (com saídas de vapor) e níveis de temperatura confiáveis. Uma alternativa aos ferros está nos vaporizadores, que oferecem menos riscos de danos por serem menos quentes. Só tome cuidado no caso de jaquetas e blazers - o vapor pode deformar as peças.

4. Faça os consertos logo

Caiu um botão? Apareceu um furo? Tome as providências rapidamente. Costure ou mande a roupa para um profissional. Não procrastine. Quanto mais tempo você levar para resolver os problemas, maiores eles ficarão - e mais caros também.

5. Livre-se das manchas ASAP

Outro caso em que procrastinação vira prejuízo. Manchas de molho barbecue, catchup, mostarda, vinho e afins entram nas fibras dos tecidos e, com o tempo, vão ficando impossíveis de serem removidas. Portanto, assim que a mancha ocorrer, dê-lhe um banho de água fria, tirando o máximo de resíduo possível. Se você estiver em casa, use um removedor e depois lave a peça. Atenção: nunca exponha a mancha ao calor ou à pressão.