02/06/2016

Um ano sem comprar roupas. Você conseguiria?



Enquanto eu toco meu humilde e singelo Projeto Desapegão, doando duas peças de roupas a cada nova comprada ou recebida de presente - durante 365 dias - , tem gente bem mais ousada por aí. E gente famosa. Famosa nível Anne Hathaway.

A atriz postou em seu Instagram a imagem de um texto escrito por Sarah Sweeney no site Salon, em que a autora conta que decidiu ficar um ano inteiro sem comprar roupas, sapatos, bolsas, acessórios e joias. Nada? Nadinha. O motivo é o mesmo de um dos pilares do Desapegão: sustentabilidade.

"Um milhão de toneladas de roupas são jogadas fora todos os anos", escreve Sarah, citando como fonte o Wildculture. "E 50% deste total vai parar em aterros." A autora ainda revela que, para a produção de apenas um par "daquele lindo jeans que você pretende usar só de vez em quando", são utilizados 1.800 galões de água na irrigação do cultivo de algodão necessário para a fabricação da calça. Fiquei bege.



Mas recuperei o ânimo com uma boa surpresa: ao compartilhar o texto, Anne Hathaway contou que, há alguns anos, também encarou o desafio de passar 365 dias sem adquirir vestuário e afins. "Foi realmente libertador. Somos tão incentivados a comprar, comprar e comprar para nos sentirmos completos - e este artigo mostra por que dar um passo para trás é uma boa ideia. Espero que você curta tanto quanto eu curti!", escreveu a atriz no post. Cremosidade, hein?

Portanto, se a minha cara feia e anônima era a sua desculpa para não consumir menos, você tem agora o belo e famoso rosto (além do lindo exemplo) de Anne Hathaway para aderir à missão. Tamo junto?