01/12/2015

Para onde doar roupas?



Ainda não sou expert no assunto, até porque o Projeto Desapegão começou há menos de um mês. Mas com uma rápida fuçada na internet você encontra boas opções para a doação de roupas. Em "boas" leem-se entidades conhecidas, com muitos anos de atuação e idoneidade comprovada. São dicas preciosas sobretudo para quem não tem ideia de como dar um fim solidário à limpeza do armário.

E este início de dezembro é especialmente importante para as ONGs: muitas estão em campanha de Natal, angariando presentes para os seus beneficiários.

Obviamente, se você, como eu, já possui pessoas ou entidades a quem costuma entregar donativos esporadicamente e pretende se manter nelas, go ahead. As dicas a seguir miram mais os doadores de primeira viagem.

Aproveito o assunto para tirar uma dúvida que surgiu entre alguns parceiros do Desapegão: para quem encaminhar as doações? Para mim? Nananão. Cada parceiro escolhe o destino das roupas, ok? Até por isso montei a lista abaixo. O importante é cumprir o compromisso de, durante 365 dias, doar duas peças a cada nova adquirida (comprada ou recebida de presente). Para quem doar, o parceiro decide. ;)

A desapeguete Carolina Hanashiro, por exemplo, fez uma limpa no guarda-roupa (dela e do marido, Aitor) e doou, mesmo sem ter comprado nada, 61 peças (\o/) a uma loja que recolhia donativos para as vítimas da tragédia de Mariana (MG). Lindo, não? Ela até registrou o montante doado:



Curtiu? Se inspirou? Se iluminou? Conheça então cinco instituições para quem vale a pena direcionar as suas roupas:

1. AACC

A Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC) foi criada em 1984 e ajuda cerca de 300 pequenos pacientes por ano, oferecendo tratamento psicológico, suporte educacional, alimentação, alojamento, transporte... tudo de graça. É preciso levar as doações para a Rua Borges Lagoa, 1.603 (Vila Mariana, São Paulo), ou ligar antes para (11) 5082-5434. Mais informações: www.aacc.org.br.

2. AACD

Há 63 anos a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) trabalha para reinserir pequenos e adolescentes com deficiência na vida cotidiana. Apesar de o foco da entidade ser os mais novos, adultos e idosos também recebem atendimento. As roupas doadas vão para os bazares da AACD. Mais informações no site www.aacd.org.br ou pelos telefones 0800-7717878 e (11) 5576-0847.

3. CASA DO ZEZINHO

Tem mais de 20 anos de atuação na zona sul de São Paulo, atendendo crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Atualmente, são 1.500 beneficiários, que participam de atividades educacionais, culturais, esportivas, recreativas e até profissionalizantes. Para doar roupas e outros objetos, ligue para (11) 5818-0878 ou mande e-mail para contato@casadozezinho.org.br.

4. EXÉRCITO DA SALVAÇÃO

Fundada em 1865, na Inglaterra, a organização realiza trabalhos sociais em 124 países. No Brasil, ela retira, na casa dos doadores, roupas, móveis e outros objetos. Mais informações pelo telefone (11) 4003-2299 ou no site www.exercitodoacoes.org.br. Conheça também a campanha de Natal 'A árvore da doação'.

5. LIGA SOLIDÁRIA

A entidade atende hoje cerca de 10 mil crianças, jovens e adultos em situação de risco social. Ao todo, oferece nove programas socioeducativos, divididos em dois abrigos e nove Centros de Educação Infantil (CEIs). Mais de 90% do trabalho se concentra em Raposo Tavares (SP), mas a Liga também atua em três bairros paulistanos: Saúde, Rio Pequeno e Itaim Bibi. Para doar, ligue para (11) 3670-2911 (ramal 127) ou mande e-mail para doacoes@ligasolidaria.org.br. Mais informações: www.ligasolidaria.org.br.