22/12/2014

Como você mede um ano?



Já chorei muito ouvindo 'Seasons of Love', a primeira canção do musical 'Rent' (sou desses, sorry), que traz uma perguntinha bem propícia para tempos de Natal e réveillon: como você mede um ano? Em sóis, em luas? Em centímetros, quilômetros? Em risos, discussões, xícaras de café? Lágrimas, lições aprendidas, pontes destruídas... mortes?

Tentando colocar 2014 na balança, hoje, me flagrei amaldiçoando estes 365 dias prestes a acabar, pensando "vão tarde". De fato, se a minha régua tiver como alvos as decepções profissionais, as amizades desfeitas, tantos laços enfraquecidos, as dores e as lágrimas de pessoas essenciais... que este ano caia logo no esquecimento.

Mas aí veio 'Seasons of Love' e o dramalhão açucarado da Broadway, de repente, deu fim à minha embriaguez derrotista como uma injeção de glicose. How do you measure a year? Remember a year in the life of friends. Remember the love. Measure in love.

Meça o ano em amor, diz o elenco de 'Rent' – ressuscitado de algum ponto obscuro (embora purpurinado) do meu inconsciente. Meça naquele amor que completou oito anos em 2014 e parece eternizado a cada dia. Meça nos amigos que ficaram. Nas amizades que cresceram. Na esperança que se renovou. Enfim, meça no que deu certo (este blog, pô!).

Meu ano? Foi lindo.