08/12/2014

A amiga diva ensina #2: cuidando do cabelão na correria



Mari Chaya, ou just Chaya, é comadre das antigas e minha BFF heroína: ela consegue cuidar de dois filhos (absurdamente lindos, aliás), fazer faculdade e ainda continuar belíssima, com as madeixas invejáveis (apesar de sempre em pé, por conta das crianças, Mei e Jun, como você vê na foto). A genética japa que compartilhamos, vale ressaltar, dá aquela força. Manter uma juba oriental em dia, como já contei aqui, não requer muita luta. Mesmo assim, Chaya tem os seus truquezinhos de beleza capilar e divide alguns com a gente - pensando sobretudo em quem, como ela, vive contra o relógio - neste segundo post da série 'A amiga diva ensina'. Diga aí, minha nega!

Eu - Quantas vezes por semana você lava o seu cabelão nipônico?

Chaya - Olha, Márcio, existem alguns motivos para eu não lavar o cabelão todos os dias ou até com rigor em dias alternados. Primeiro: nossa água está prestes a acabar! Segundo: meu cabelo cai muito, então, aprendi que a lavagem diária diminui a proteção natural do couro cabeludo, aumentando a queda. Terceiro: meu cabelo demora muito a secar, deixando o couro cabeludo úmido por muito tempo, o que facilita o surgimento de doenças capilares. Por último (e  aqui você deixa de acreditar em todos os meus motivos anteriores): minha falta de tempo.

Nessa correria, dá para ter outros cuidados especiais com as madeixas?

Uma coisa me ajuda muito: eu não penteio o cabelo. Uma coisa me atrapalha muito: preciso usar o secador para não ter minha blusa encharcada e grudada nas costas. Existem alguns produtos que "lavam" o cabelo a seco... Não é indicado o seu uso regular, mas de vez em quando... que mal tem?

E o condicionador, usa com que frequência?

Uso condicionador todas as vezes em que lavo o cabelo.

Você ainda será minha amiga quando eu começar a usar um hashi para prender o coque no alto da cabeça?

Deixando um par para eu o comer o meu sushi...